INÍCIO SOBRE PARCEIROS RESENHAS ENTREVISTAS CONTATO

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Jogos Vorazes

Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Antes de ler Jogos Vorazes eu já tinha lido várias resenhas a respeito, mas fiquei nessa de "Quando der, eu compro". A oportunidade surgiu em uma promoção do submarino, onde comprei o box por R$29,90 com frete grátis. Logo nos primeiros capítulos já percebi o porque de tanto alvoroço em cima do livro: a estória sequestra o leitor. É impossível parar de ler.

Panem é uma nação formada por doze distritos. No passado havia mais um, o Distrito 13, mas ele foi destruído quando seus moradores se rebelaram contra a capital. Para controlar a população e lembrar que a Capital não deve ser desafiada novamente, foram criados os Jogos Vorazes. O evento acontece anualmente e faz com que cada Distrito sorteie um casal de tributos, entre 12 e 18 anos, para lutarem até que reste apenas um sobrevivente.

 Katniss é uma garota de 16 anos, moradora do Distrito 12. Desde que seu pai morreu, ela assumiu o cargo de chefe da família, já que sua mãe se fechou para o mundo e sua irmã era muito pequena. Para conseguir alimentos ela caça para vender e, apesar de ser uma atividade ilegal, ela nunca teve problemas com isso.

"A maioria dos Pacificadores faz vista grossa para os poucos de nós que caçam porque eles são tão ávidos de carne fresca quanto qualquer outra pessoa." 
Página 12

O livro é narrado pela Katniss e começa no dia da colheita, o evento que sorteia os tributos. Ela teme que seu nome seja selecionado esse ano, pois já se inscreveu várias vezes para os jogos. Quando todas as probabilidades são ignoradas e sua irmã Prim, que se inscreveu apenas uma vez, é selecionada, Katniss fica desesperada e se oferece para ir em seu lugar. Devido a narração ser em primeira pessoa, consegui sentir o medo de Katniss e atmosfera de terror presente ali.

Após a colheita, o livro consegue mostrar a monstruosidade de criar um jogo onde adolescentes são obrigados a matar e morrer, e obrigar a nação inteira assistir e celebrar. Ao mesmo tempo, mostra a fartura, beleza e futilidade presentes na capital. A desigualdade e o abuso de poder estão presentes no livro todo.

"Levar as crianças de nossos distritos, forçá-las a matar umas às outras enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados a ela." 
Página 25 

Não vou contar o que acontece depois que os jogos começam para não estragar a surpresa de quem vai ler, mas vou fazer algumas observações. Antes de ler, eu imaginava que o livro seria uma batalha totalmente sangrenta, o que não me apetece nem um pouco. Eu estava errada. O livro contém cenas de morte sim, mas nada absurdo, que deixe a leitura desagradável.

Os personagens secundários são muito bem construídos, todos com um diferencial que chama a atenção e conquista o leitor. Entre eles, acho que o meu preferido é o Haymitch. Ele é o mentor dos tributos do Distrito 12 e, apesar de geralmente estar bêbado, acredito que tem muito dele que ainda não foi revelado.

Durante a leitura, fiquei pensando o que acontecia em outros lugares enquanto a Katniss narrava o que acontecia com ela. A princípio pode parecer um ponto negativo, mas quando li o segundo livro (Em Chamas), as questões que levantei foram solucionadas com maestria pela autora. 

Eu realmente gostei muito do livro, que entrou para a minha lista de favoritos. Recomendo. :)

11 comentários:

  1. Eu gostei MUITO desse livro. <3 Sério, eu também fiquei procrastinando a leitura até que surgiu a oportunidade de ler através de um booktour. Agora estou com os outros dois pra ler (também comprei o box) e to só adiando... Por falta de tempo mesmo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, eu também não ia ler a continuação logo que terminei, mas minha amiga ficou: lê sim, você vai gostar. E olha, eu AMEI 'Em Chamas', e não tive como não começar a ler o último depois. O livro é muito instigante. Você vai gostar!

      Beijos

      Excluir
  2. Curiosa e morrendo de vontade de ler:)
    bjs
    http://blogdasanta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena Gê. Depois me conta o que achou :)

      Excluir
  3. Sabe, esse livro é daqueles que eu fico morrendo de vontade de ler, porém tenho medo de quebrar a cara!

    Amei a resenha!

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriela, tudo bem?
    Eu já li esse livro e é bem como você disse mesmo, não tem como parar!
    Ainda tô esperando pra ler o segundo volume, mas acredito vai demorar já que não possuo os exemplares.
    Beijos, espero a resenha do segundo!
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alana, tudo sim e com você?
      Vou ver se consigo postar a resenha no máximo até domingo!

      Beijos

      Excluir
  5. quando JV "explodiu" nas midias, na blogosfera e afins eu fiquei com meus dois pés atrás, e pensava: não... não deve ser tudo isso... e depois quando li fiquei surpreendida.
    JV aborda diferentes criticas a uma sociedade atual, diversas coisas em panem me fez lembrar o que vivemos agora... é um tapa na cara de uma sociedade egoísta, que só pensa em si mesmo, aos reality showns que parece que um vai matar ao outro, a uma sociedade totalmente excentrica cheia do pão e do circo.
    Parabéns pela resenha! E legal ter favoritado esse livro, ele é mesmo muito bom!!!!!
    bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei Jogos Vorazes, faz um tempo que li os 3 livros, só fiquei com um pouco de raiva no final do último, mas isso não muda o fato de amar demais... kkk
    Também escrevo um livro em blog, ele se chama Ninho de Fogo, postei 4 capítulos, caso você queria dar uma olhadinha, eu iria adorar...

    Beijão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Camila,
      ainda não terminei de ler o último! hhaha
      Vou dar uma olhada no seu blog sim! :)

      Excluir
  7. Olá!
    Quem não gosta desse livro não é? Eu já o resenhei lá no blog, e a minha opinião foi de que ele é ótimo, mas eu não consegui aguentar a Katniss por muito tempo hehe Muito carrancuda.
    Mas graças a Deus em Em Chamas ela melhora bastante ;)
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com

    ResponderExcluir