INÍCIO SOBRE PARCEIROS RESENHAS ENTREVISTAS CONTATO

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Em Chamas

Sinopse
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



“Em Chamas” é o segundo livro de uma trilogia. Se você ainda não leu Jogos Vorazes, sugiro que espere para ler essa resenha, pois ela cita alguns fatos relevantes do primeiro livro.

Quando Katniss desafiou o sistema da capital no final dos Jogos Vorazes, ela não imaginava o tamanho da reação que seu ato iria provocar. Os distritos, que sempre aguentaram sua condição de escravos da capital, começam a mostrar seu descontentamento com o sistema imposto pelo presidente Snow. Enquanto isso, Katniss divide seu tempo entre tentar se adequar a vida de riqueza e ao mesmo tempo não deixar de ser ela mesma.

A primeira parte do livro não tem muita ação. Katniss e Peeta passam por todos os distritos em sua turnê da vitória e para tentar minimizar os danos que causaram na arena, precisam fingir que estão perdidamente apaixonados. Como o livro é narrado pela Katniss, nós percebemos o quanto isso é exaustivo para ela. Ainda na primeira parte, o livro mostra que tempos difíceis estão por vir. A Capital está a par do descontentamento da população e redobra a segurança nos distritos, mas como isso parece não ser o suficiente, a Capital tem uma carta na manga.

Quando li “Jogos Vorazes”, comentei que algumas questões não foram bem solucionadas. A cada novo capitulo de “Em Chamas”, Katniss vai descobrindo o que aconteceu enquanto ela estava na arena e o que está por vir. Quanto mais ela toma consciência da magnitude dos seus atos, mais ela se questiona se está fazendo o certo. Quantos inocentes terão que morrer pelos seus atos?

"Todos que eu amo condenados. E quem sabe quem mais vai pagar pelas minhas ações?" Página 38.

A segunda parte traz a 75ª edição dos Jogos Vorazes e com ela o Massacre Quaternário, que ocorre a cada 25 anos e é projetado para ser ainda pior que os jogos normais. Com a proximidade dos jogos, o livro ganha um ritmo acelerado, cheio de ação e reviravoltas. Eu não conseguia desgrudar do livro. É muita emoção gente! haha  

Além dos personagens conhecidos, o livro nos apresenta outros vitoriosos. Os que mais me chamaram a atenção foram Finnick Odair (Distrito 4) e Johanna Mason (Distrito 7). Para quem ficou curioso com a história de Haymitch, tenho uma boa notícia: Nesse livro descobrimos como ele se tornou campeão dos jogos. 

Gostei muito do livro como um todo. Ele torna impossível não sair correndo para ler "A esperança" no minuto em que terminamos a última página. Recomendo! 

“Decido começar com a noite em que Peeta e eu fomos coroados como vitoriosos dos Jogos Vorazes, e Haymitch me alertou a respeito da fúria da Capital. Conto para ele sobre a inquietude que me perseguiu até mesmo depois de eu voltar para casa.” Página 106.

15 comentários:

  1. E enquanto eu nao terminar todas as sagas que tenho pra ler, vou me contentando com as suas resenhas!!! hahahaha!!
    Mas eu leio. Um dia eu leio. rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, você não pode começar MAIS livros! hahah
      Quando você terminar os outros, lê JV! o/

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Gabriela! Estou ansiosa para ler a trilogia Jogos Vorazes! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Gabi, estou doida para ler logo A Esperança. Li JV tem pouco tempo e acabei comprando a trilogia naquela promoção maluca do Sub e ela tá me chamando!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. estou na segunda parte desse livro e sofrendo eu já cheguei na parte em que mostra o Haymitch ganhando os jogos e acho que agora entendo pq ele bebe tanto tadinho =(

    ResponderExcluir
  5. Adoro Jogos Vorazes! O meu livro favorito da Trilogia é A Esperança, apesar de ser triste, achei que o final combinou perfeitamente com a história, afinal, HG não é nenhum conto de fadas...

    Beijokas querida!

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o final de A esperança combinou muuuito com a série. Gostei mesmo. Mas entre os 3 livros, foi o que eu menos gostei...

      Beijos flor

      Excluir
  6. Oi Gabi, Em Chamas é sem dúvida é meu livro favorito da trilogia! perfeito, perfeito! amei a resenha, beeeeijo


    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  7. Acabei de conhecer seu blog e achei ele bem fofinho. Já estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu, seguir e claro deixar sua opinião.

    Parabéns pela resenha, ainda não li esse livro, mas o farei em breve pq já li Jogos Vorazes e adorei!!!

    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/
    Bjos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou tão suspeita para falar desse livro, ou melhor, dessa série.
    Eu AMO essa série de paixão!
    Muita gente acaba não gostando de A Esperança, ele pode até ser o livro mais diferente dos demais, mas tem muita coisa interessante no campo filosófico. Eu acho o final dessa série incrível! As pessoas esperam um final feliz, ninguem esta livre de tristezas eternas e maldades, muito menos personagens fictícios.
    Amoooo

    xeros

    www.terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei A Esperança bem diferente mesmo. Gostei do livro, mas demorei um pouco mais para ler. O livro mostra a realidade, né? Não existem fórmulas mágicas para ser feliz.

      Beijoo :)

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Li o comentário da Mylla, e só tinha lido o primeiro livro, altos spoiler, hehe. Mas enfim, vou tentar apagar isso da minha cabeça!
    Acredito que a autora poderia ter unido tudo e feito um livrão. Não gosto muito de trilogias/séries. Porém adorei o primeiro livro e espero ler este logo. Acredito que seja muito bom.
    Beijos!
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Alana, que pena que você viu! :(
      Depois que você ler, me conta o que achou! Acho que você vai gostar bastante de Em Chamas! :)

      Beijos

      Excluir
  10. Gostei muito de Em chamas, achei melhor que A esperança.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir