INÍCIO SOBRE PARCEIROS RESENHAS ENTREVISTAS CONTATO

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Invenções e outras mentiras


“Ainda no aeroporto, o clima era de completa e total paranoia. O homem atrás de mim na fila do check-in tinha toda a pinta de homem bomba. Pensando bem, a mulher na minha frente também parecia suspeita. E o bebê que ela carregava não me enganava com seu ar tranquilão. Ainda assim todos pareciam me olhar esquisito, como se EU tivesse um explosivo na minha mala. Tudo muito estranho.” Trecho da crônica “Liberdade”

Já faz uma semana que li "Invenções e outras mentiras", mas não conseguia pensar em uma resenha que fizesse jus ao livro. Como nenhuma ideia mirabolante surgiu, vou tentar escrever minha opinião da melhor forma.

Logo que bati o olho nesse livro, fiquei encantada com a capa. Fui ler a sinopse e terminei com um sorriso no rosto. O pequeno trecho da crônica “Liberdade” estava temperado com humor inteligente e sutil. 

O livro conta com 26 contos e crônicas, bem curtinhos e sobre assuntos variados. Cada um é apresentado ao leitor com uma ilustração bacana. Não tem como eu contar sobre eles sem estragar a leitura de vocês, então vou colocar alguns trechos que eu gostei bastante.

“Doutora Fulana grita histericamente, se encolhe no meio-fio e fecha os olhos. A cobra sai de lá após dar-lhe um bote. Inflável.” Expressões, página 30.

“Seu Eustáquio, dono da Fazenda, não sabia mais o que fazer. Nem as galinhas punham mais ovos, argumentando que o amor pelas crias não compensava as estrias pós-gravidez.”. Sobre vacas e homens, página 100.

“Nesse momento tocou a campainha. Pedi a ela que abrisse a porta, talvez eu pudesse ter uma brilhante ideia nesse meio-tempo. Era o Sono, finalmente. Agora ele já não era mais bem-vindo. Eu estava obcecada com a ideia de ter uma ideia.” Ideias vazias, página 120.

“Infiltração? – pensou ele, ainda fungando. Ai, santa ignorância!” A menina e o quarto, página 133. 

Não tenho o hábito de ler livros de contos. Sempre leio um ou outro conto "solto", mas dificilmente o livro inteiro. No caso de "Invenções e outras mentiras", li o livro todo em um dia. A leitura flui, e no final de cada  conto eu já estava ansiosa pelo próximo.

Esse é o primeiro livro da autora Mariana e eu já virei fã, de verdade. Quero mais livros dela! A escrita dela tem doses certas de humor e ironia, misturadas com fantasia e realidade. Um prato e tanto para os leitores de plantão.

Recomendo muito o livro. Tenho certeza que vocês vão se identificar com pelo menos uma crônica. Agradeço a Editora Philae, por enviar o livro para leitura e pela oportunidade de conhecer o trabalho da autora.

11 comentários:

  1. Humm muito interessante!
    Eu daqui a alguns meses? Tomara!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí flor! Não vejo a hora de ler seu livro *--*

      Excluir
  2. Oi Gabriela, tudo bem?
    Achei a capa bem intrigante e os quotes também, o das galinhas me fez rir muito, hehe.
    Antigamente eu também não lia livros de crônicas, mas agora estou pegando o costume e adorando. São muito bons.
    Beijos,
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alana!
      O da galinha é ótimo!! haha
      Também estou pegando o costume, e gostando bastante!

      Beijo

      Excluir
  3. Ainda não conhecia esse livro :( mas não me interessou :(

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não sabia do livro, mas ele parece ser bem legal e interessante, não sou lá fã de livros de contos, mas talvez dê uma chance para esse!

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabriela! Obrigada pela resenha; muito bom saber que meu livro levou um pouco de alegria às pessoas.

    Um beijo grande,

    Mariana

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gabriela!

    Obrigada pela resenha! Fico feliz por saber que meu livro trouxe um pouco de alegria para quem leu. Espero que os próximos (sim ,eles virão!) também agradem assim!

    Um beijo grande,

    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mariana!
      Gostei mesmo do livro, fiquei falando dele para todo mundo aqui em casa! haha
      Espero pelos próximos! o/
      Sucesso para você! :)

      Beijo

      Excluir
    2. Ah, que coisa boa!

      Tão difícil hoje em dia achar gente que ainda valoriza a literatura - especialmente os contos, coitados, que são vistos como um estilo "pobre" perto dos romances.

      Beijo grande pra você!

      Excluir
  7. Publiquei duas coisas diferentes e super parecidas? Uma pitada de loucura...

    ResponderExcluir