INÍCIO SOBRE PARCEIROS RESENHAS ENTREVISTAS CONTATO

domingo, 21 de outubro de 2012

O Mendigo

Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa. É um homem que usa a sua experiência de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.

O livro conta a história de Herbert, um mendigo que dedica sua vida para ajudar comunidades e pessoas necessitadas. Em uma de suas andanças ele conhece Marcos. O rapaz fica encantado com a inteligência do mendigo e resolve ajudá-lo, dando inicio a uma bela amizade. Quando Marcos apresenta Herbert aos seus amigos, todos apoiam a ideia de ajudar a comunidade arrecadando roupas, comida e brinquedos. A única pessoa que quer distância do mendigo fedorento é Sandra, que não se conforma com essa amizade de seus amigos.

Herbert é um personagem bem construído, que surpreende as pessoas por sua sabedoria e inteligência. Ele impressiona a todos que dedicam um tempo para conversar com ele e torna-se conselheiro de Marcos e seus amigos. 

Outro personagem que se destaca é Sandra. Enquanto todos os seus amigos cursam a faculdade e querem ajudar o próximo, ela só pensa em dinheiro e futilidades. Sua maior ambição é casar com um homem rico, que possa sustentar todos os seus desejos. Durante o livro, é possível ver o amadurecimento de Sandra e o quanto ela foi influenciada por sua mãe, que projetou seus sonhos frustrados na filha. 
“- Dr. Otávio, todo pai quer o melhor para o seu filho, mas poucos são os que se dão conta de que ele próprio pode e deve ser o melhor presente que um filho tem a receber para ter um futuro na retidão.
- E que presente é esse?
- O exemplo.” Página 80
No decorrer da história o autor cria certo mistério sobre como Herbert tornou-se mendigo, e só revela nas últimas páginas. Isso instigou minha curiosidade, e deixou a leitura ainda mais interessante. A capa é bem bacana, e totalmente condizente com o livro. Encontrei alguns errinhos de edição, mas nada que prejudicasse a leitura.

Em poucas páginas o autor conseguiu passar uma bela mensagem, e me fez refletir sobre a sociedade. É possível melhorar a vida de alguém com pequenas atitudes. Não adianta viver na ilusão de que um dia você irá acabar com todos os problemas do mundo. Comece devagar, faça alguém sorrir. 
“Tenha sempre em mente que a vontade de ajudar é louvável, mas é a ajuda em si que verdadeiramente importa.” Página 50

6 comentários:

  1. Olá!!
    Eu não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom! Também fiquei curiosa para saber como um homem tão inteligente virou um mendigo. -rs

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriela!
    Estou feliz com esse book tour, pois em todas as resenhas eu observo que o objetivo do livro foi alcançado. Que é um convite à reflexão.
    Fiquei lisonjeado com suas palavras e gostei muito da resenha.
    Agradeço a todas vocês que fazem parte desse book tour, pelo carinho com que vocês receberam esta obra, lembrando sempre que a organização da Camila está sendo impecável.
    A todas vocês um forte abraço!

    Edson Santos
    www.edsonsantosescritor.webnode.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Edson!
      Agradeço a oportunidade de participar desse book tour, e poder conhecer o seu livro. Gostei mesmo!
      Sucesso para você e para o livro! :)

      Excluir
  3. Nossa, eu nunca vi um livro que a história seja de um mendigo. Deve ser um livro muito legal, que nos faz pensar sobre como agimos perante alguma outra pessoa. Muitas vezes não percebemos, mas olhamos torto para alguém só por usar uma blusa diferente, por exemplo. Taí um livro que eu quero ler bastante hahhaa.

    Beijos!
    Larissa
    http://bagaco-de-laranja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Livro assim, que faz a gente pensar, ja entrou na minha listinha mental.. rs...
    Adorei Gabi! *.*

    ResponderExcluir