INÍCIO SOBRE PARCEIROS RESENHAS ENTREVISTAS CONTATO

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Assassinato de Roger Ackroyd


Três mortes estranhas em sequência despertam grande curiosidade na moradora de uma pequena vila inglesa. Ela tem então por vizinho um visitante, chamado Hércule Poirot. Essas três mortes envolvem respectivamente um assassinato, um suicídio e um segundo assassinato. O primeiro corpo é do marido de uma mulher que, depois, se suicida. Seu suicídio é seguido pela morte de um terceiro homem, que se descobre ser amante dela. A mulher, por sua vez, estava sendo chantageada em função de ter matado o marido para ficar com o amante. O assassino de seu amante talvez seja, então, o chantagista, que estava para ser descoberto, ou talvez não seja. Só três pessoas podem descobrir a verdade - a senhora inglesa, o detetive belga e o leitor brasileiro.


King's Abbot é uma vila movida a fofoca. Todo fato novo é comentado incansavelmente e chega aos ouvidos até dos mais desinteressados. Caroline é uma senhora que faz questão de descobrir e transmitir todas as informações sobre todos os assuntos. Fofoqueira de plantão, ela tem opinião formada sobre todos os moradores da vila. 

A notícia do momento é a morte da viúva Sra. Ferrars que, para Caroline, foi suicido. Ela tenta arrancar alguma informação de seu irmão o Dr. Sheppard, médico responsável por atestar a morte. Poucas horas depois, outra morte assombra a vila. Roger Ackroyd - amante da viúva- é assassinado dentro de sua própria casa. As mortes estariam relacionadas? Essa é a maior dúvida em King's Abbot.
"Homens saudáveis tendem a deixar o lugar cedo na vida, ,mas somos ricos em solteirões e oficiais aposentados. Nossos passatempos e recreações podem ser resumidos em uma palavra: "fofoca"." Página 19
Quando todos os fatos apontam para um único suspeito, o nosso querido detetive belga entra em cena. Hércule Poirot aceita interromper sua aposentadoria para resolver esse caso e, quanto mais ele investiga, mais as fofocas aumentam. Cada personagem revela sua própria teoria, mas o raciocínio de Poirot segue uma linha própria.

Poirot leva em consideração todos os mínimos detalhes e tem em mente uma simples premissa: não se ater ao que é dito e sim aos fatos. Para encontrar o culpado ele busca sentido nos fatos que não se encaixam. Um telefonema, uma cadeira e uma porta trancada. Tudo isso tem um papel importante e esclarece as intenções do assassino.

O livro é narrado pelo Dr. Sheppard, que passa a acompanhar as investigações ao lado de Poirot e registrar suas impressões. Confesso que esbarrei em alguns enigmas, mas, até certo ponto da história, eu acreditava ter descoberto tudo. Imaginem a minha deliciosa surpresa quando descobri que estava redondamente enganada. Como não poderia deixar de ser Agatha Christie criou uma intrigante história, repleta de mistérios e surpresas. Um dos melhores livros da Agatha que eu já li. Recomendo!
"Pelo brilho nos olhos de Poirot, percebi que ele notara seu objetivo. Ele permaneceu gentilmente inacessível, e bloqueou seus avanços tão bem que ela própria ficou perdida, sem saber como continuar." Página 301

14 comentários:

  1. Nossaaa! Parece ótimo, amo livros assim.

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que livro interessante e instigante!
    Adoro suspense e esse parece ser ótimo!
    Nunca li nada da Agatha Christie e esse pode ser o primeiro haha..
    Adorei a resenha, me deixou bastante interessasda!!

    Beijão!!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tahis você precisa ler algum livro dela! haha Tenho certeza que você vai gostar! :)

      Beijo

      Excluir
  3. Nunca li nada da Agatha, mas todo mundo fala que ela é a rainhos dos mistérios! Como amo mistérios vou ver se compro um box dela.


    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já li esse livro e amei!! Supense é muito bom! Principalmentre da Agatha!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  5. A sinopse do Skoob é bastante confusa, mas quero muitomuito ler algo da Agatha Chrstie. Admiro muito como escritores desse gênero conseguem prender a atenção dos leitores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a sinopse do Skoob não está muito clara. Se você gosta de mistérios, vai adorar os livros dela! :)

      Excluir
  6. Gabriela, esse é realmente um dos melhores livros que li da Agatha também! Assim como você, eu já estava certa da resposta, porém... Não era nada do que eu imaginava. Um final brilhante, pra uma história ótima, que só poderia ser da rainha do crime né?
    Favoritei esse livro no Skoob e ainda quero garantir o meu exemplar para relê-lo.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Alana. Só ela para conseguir criar uma trama tão brilhante. Vale a pena reler! :)

      Beijão!

      Excluir
  7. Gabriela, já li alguns livros da autora e gostei de todos, mas esse que vc colocou na postagem eu não conhecia, acredita?
    Beijinhos no coração e um ótimo final de semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marli. Tente ler quando tiver a oportunidade, eu gostei bastante!
      Ótimo final de semana para você também! :)

      Beijo

      Excluir
  8. Nossa, esse livro é incrível!!!! Muito bem escrito!
    Eu nunca que iria imaginar que o assassino fosse aquela pessoa.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  9. Quero ler, amo esse tipo de livro!
    Julyana Ribeiro (seraquecresci.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  10. Oiee então eu queria saber os personagens e oque eles são de cada um, obrigada

    ResponderExcluir