INÍCIO SOBRE PARCEIROS RESENHAS ENTREVISTAS CONTATO

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Organize-se



Em Organize-se, o leitor vai encontrar soluções variadas para os problemas mais comuns de arrumação, podendo escolher as mais adequadas ao seu caso e até mesmo adaptá-las ao seu estilo. Que tal experimentar até encontrar aquela ideal para você? Além disso, o livro também traz dicas para organizar viagens, cuidar da papelada em casa e no escritório e ainda apresenta ótimas sugestões para fazer a mudança de casa sem estressar. A organização não ocorre por obra de magia, você é que tem de criá-la, e isso requer motivação, planejamento, preparação, compromisso e atitudes adequadas, por isso o livro também oferece um plano que avalia sua situação, ajudando-o a pôr esse processo de transformação em movimento.

Essa é a primeira vez que leio um livro desse gênero. Eu sempre gostei de organizar as coisas, mas confesso que, na correria do dia a dia, não consigo mantê-las em ordem. É interessante observar que, durante e depois da leitura, algumas coisas se tornaram automáticas na minha cabeça. Eu realmente comecei a organizar vários aspectos da minha vida.

Um bom exemplo é a dica: se você não usou o objeto em um ano, não precisa dele. O livro me motivou a organizar todas as minhas coisas e, durante essas organizações, eu encontrei muita coisa que eu não precisava. No mesmo momento eu parava para pensar a quanto tempo eu não usava tal peça ou objeto e, na maioria das vezes, percebi que eu realmente não precisava. É sempre bom praticar o desapego, né?

Outra dica muito interessante é: arrume por partes. Tentar organizar o cômodo inteiro de uma só vez pode causar estresse e desmotivação. Organizar apenas uma parcela por dia torna a tarefa menos cansativa e mais prazerosa, pois você verá resultados imediatos. 
“Visualize os cômodos de sua casa como se fossem recipientes de determinadas coisa. Organizar um só recipiente e bem mais fácil do que tentar arrumar muitos simultaneamente.” Página 47
Quando você percebe que utiliza um objeto em determinado cômodo, mas guarda em outro lugar da casa fique atento:  esse objeto tende a ficar sempre fora do lugar. O correto é guardar objetos em lugar próximo de onde eles geralmente são utilizados.

O livro é super completo. Contém desde dicas para organizar sua casa até dicas para organizar sua rotina, sua viagem e seu escritório. É um bom exemplar para ter em casa, pois, apesar de aprender muitas dicas, nunca guardamos tudo, né? Como os temas são separados por partes e por capítulos fica fácil buscar uma informação no momento de necessidade.

A organização (pasmem, haha) do livro é super bacana. Cada capítulo tem um introdução e vários tópicos, muito bem explicados. Em algumas páginas, entre os tópicos, existem algumas citações e quadros amarelos, como se fossem post it, destacando alguma dica extra.

A autora explora situações comuns e coloca várias resoluções, o que garante que o leitor vai intender e, provavelmente, se identificar. Recomendo a leitura, principalmente para quem quer administrar a vida com mais facilidade. 
“Organizar-se, na verdade, é controlar a própria vida, escolher as prioridades, determinar o que é realmente importante e livrar-se do que é excessivo.” Página 15

4 comentários:

  1. Eu me organizo até demais, chega a me incomodar, mas pelo que você escreveu gostei.

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela, tudo bem? Eu não gosto muito desse tipo de livro, mas por ser sobre organização, acredito que é legal abrir uma exceção, né? Eu já sou um pouco organizada por natureza, mas dicas nunca são demais.
    É difícil praticar o desapego pra mim, rs. Vou procurar esse livro e ver se fico motivada!
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alana!
      Tudo sim e com você?
      Eu também nunca tinha lido um livro desse tipo, mas gostei da experiência. :)
      O desapego é complicado, viu? hahah Mas consegui doar várias roupas que eu não usava mais.

      Beijo

      Excluir
  3. Oi Gabi, adorei a dica de leitura. Eu particularmente sou uma viciada em organização. Tenho planilhas pra tudo, 3 agendas, mega maníaca.. e se sai algo fora do planejado quase tenho um surto.. hehe
    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir