INÍCIO SOBRE PARCEIROS RESENHAS ENTREVISTAS CONTATO

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O segredo do meu marido


Ela virou o envelope. Estava lacrado com um pedaço de fita adesiva amarelada. Quando a carta tinha sido escrita? Parecia velha, como se tivesse sido anos antes, mas não havia como saber ao certo. Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo... Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia - ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela. Um romance emocionante, O Segredo do Meu Marido é um livro que nos convida a refletir até onde conhecemos nossos companheiros - e, em última instância, a nós mesmos.
Confesso que comecei a leitura sem saber muito bem o que esperar do livro. Claro, eu sabia que um grande segredo estava envolvido, mas não fazia ideia da direção que a história iria tomar. Logo percebi que iria me surpreender bastante com a leitura. O segredo do meu marido é um livro essencialmente sobre escolhas, limites e consequências. Até onde você iria para proteger sua família? E qual é o preço a ser pago?

Os três primeiros capítulos do livro nos mostram 3 mulheres diferentes e trazem uma pequena amostra de como está a vida de cada uma. Cecilia tem uma vida perfeita. É mãe de três meninas inteligentes e bonitas, é a melhor vendedora de Tupperware da região e tem um casamento muito bem sucedido, com um marido dedicado. Tudo estava indo maravilhosamente bem, até ela encontrar a carta. 

Tess também tem um casamento bom. Ela, seu marido e sua prima têm uma pequena empresa que vem se destacando na área de marketing. Seu filho esta enfrentando alguns problemas na escola, mas nada realmente preocupante. É uma ótima vida, sem dúvidas. Porém, essa vida parece pertencer à outra pessoa agora que seu marido e sua prima resolveram confessar que estão apaixonados e não conseguem mais se controlar.  

Por fim, Rachel. Uma senhora sofredora, que teve sua filha assassinada misteriosamente. O assassino ainda está por ai, vivendo tudo que sua filha não pode viver. E ela não consegue suportar essa injustiça. A única luz que ainda resta em sua vida é seu neto, Jacob. E isso também está prestes a ser tirado dela, já que seu filho vai se mudar com a família para outro país. E hoje tudo parece ainda pior, já que o aniversário da morte de Janie está se aproximando.     

No envelope da carta que Cecilia encontrou estava escrito: “Para ser aberto apenas na ocasião da minha morte”. A princípio, Cecilia acreditou que a carta não tivesse importância alguma e, apesar da curiosidade de ler, ela não o fez. Porém, depois de repensar alguns atos estranhos de seu marido e fantasiar todo tipo de coisa que a carta poderia conter, ela percebeu que precisava abrir, pelo bem de suas filhas. Ela não poderia conviver com a incerteza. E, para ela, abrir a carta foi como abrir a caixa de Pandora. Toda a sua vida virou de cabeça para baixo.
“E John-Paul tinha agido de modo tão estranho ao telefone quando ela perguntara sobre a carta. Ele andava mentindo sobre alguma coisa. Ela tinha certeza disso.” Página 101
Os capítulos vão alternando o foco na vida de uma das três personagens, que vivem no mesmo bairro. Com o passar das páginas, vamos percebendo o quanto uma pequena ação do passado tem grande influência em tudo o que está acontecendo no presente. Durante todo o livro, Liane mostra isso. Como pequenos atos, que parecem tão insignificantes no momento, podem alterar drasticamente o curso de nossa vida. 

O segredo em si não é algo tão inesperado. A autora deixou várias pistas sobre ele, e não demorou muito para revelar. Fiquei com a impressão de que o segredo é apenas mais uma peça no cenário, só isso. Liane quis mostrar como as pessoas se comportam quando são colocadas em xeque. Como a noção do que é errado ou condenável muda quando acontece com a gente, com a nossa família. Ela mostra tudo o que está envolvido e como é fácil julgar quando estamos de fora. Você nunca sabe qual é realmente o seu limite, até ter que testá-lo. 

O livro é repleto de personagens, cada um com sua particularidade. A autora conseguiu amarrar muito bem todos os aspectos. Todos os personagens criados tiveram sua parcela de importância e enriqueceram a história. Esse é um daqueles livros que realmente te transportam para dentro da história, você consegue imaginar todos os detalhes, sentir a história. É impossível terminar a leitura sem passar por um período de reflexão. 

Nunca tinha lido nada da autora e gostei muito da escrita. Com certeza essa foi uma das melhores leituras que fiz esse ano.    
“Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim.” Página 364
*Este livro foi uma cortesia da Editora Intrínseca.

12 comentários:

  1. Fiquei com muuuita vontade ler e curiosa tb rsrs, mais um livro pra eu comprar, bjus!
    talkingabout-reb.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rebeca, vale a pena comprar viu! Eu amei a leitura!

      Beijo!

      Excluir
  2. Estou mega curiosa para ler esse livro e agora, depois de ler sua resenha, fiquei mais "atiçada" ainda! Parabéns!!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Érica!
      Depois que você ler me conta o que achou! :)

      Beijo!

      Excluir
  3. Adorei. Fiquei super curiosa pra ler. Já leu o livro os delírios de Becky Bloom ?
    Beijos e sucesso.
    http://espaco-feminino.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Raiany, que bom que gostou!
      Ainda não li, acredita? Mas já vi o filme e adorei!

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Gaby tudo bem, tenho boas expectativas sobre esse livro, eu adquiri ele para ler, após ler o titulo e isso me deixou curiosa, mesmo sabendo que o segredo em si poderia ser uma coisa bem diferente do que pensava, depois da resenha que li!
    Espero poder ler em breve, obrigada pela visita no LJI!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação - LJI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dani!
      Acho que o livro vai corresponder as suas expectativas! :)

      Beijo!

      Excluir
  5. Aiiii esse livro é bom demais!
    Eu to lendo ele, to perto do final e estou super ansiosa! :D muuuito bom!

    beeijo
    Meninices da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá vontade de parar de ler né? haha Muitas emoções!

      Excluir
  6. Eu ouvi sobre esse livro no encontro da editora que teve aqui na minha cidade e me interessei bastante, pela sua resenha, ele realmente surpreende e é uma boa leitura >< Estou curiosa <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale super a pena ler Jeniffer, é uma ótima leitura!

      Excluir