INÍCIO SOBRE PARCEIROS RESENHAS ENTREVISTAS CONTATO

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Para onde ela foi



Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.
*Essa resenha contém spoilers do livro Se eu ficar.

Quem leu a resenha de Se eu ficar (aqui!) sabe que eu AMEI o livro. E, apesar de estar mega curiosa para ler Para onde ela foi, eu não sabia ao certo o que esperar. Não sabia qual rumo a Gayle iria tomar e nem como eu iria encontrar os personagens. Acho que foi justamente por isso que fiquei tão surpresa quando encontrei uma leitura ainda melhor. Melhor do que eu esperava e melhor do que o primeiro livro. 

Três anos depois do acidente, as coisas estão bem diferentes na vida de Adam. Sua banda finalmente decolou e ele se tornou um músico famoso, daqueles que atraem revistas de fofoca e fãs desesperadas. Quem vê de fora, acredita que a vida de Adam é perfeita. O que nenhuma revista sabe é que ele está cada vez mais desequilibrado e com o psicológico extremamente abalado. 

Mia agora mora em Nova York e está começando uma carreira de sucesso como violoncelista. Ela e Adam não se falam desde que ela entrou para a faculdade e pasme: a decisão foi dela. Mia parou de atender ao telefone, não respondeu mais e-mails e nem deu sinal de vida. Ela o  deixou para trás e não se deu o trabalho de explicar o motivo. 

O resultado disso é um Adam abalado, que está a um passo de detonar tudo. Apesar de ter canalizado sua dor e transformado em música, ele não sabe mais como lidar com essa situação. E é quando ele menos espera, em sua última noite antes de sair em turnê, que seu mundo vira (de novo) de cabeça para baixo e ele encontra Mia. 
“Havia sinais. Provavelmente mais deles do que eu já captei, talvez até depois do ocorrido. Mas perdi todos. Talvez porque eu não estivesse procurando por isso. Estava ocupado demais olhando sobre o meu ombro para o fogo para prestar atenção no abismo que estava à minha frente.” Página 95
Dessa vez, a narração é feita em primeira pessoa pelo Adam, mas também conta com flashbacks. A sua dor é tão palpável na narração, que tudo fica ainda mais realista. Imagine passar por uma trauma desses, negligenciar a sua vida para ajudar a namorada e depois ela te descartar sem mais nem menos.

Tanto Adam como Mia estão mais maduros nesse livro. E, diferente do que muita gente imaginou, Gayle não facilitou as coisas para o casal. Não é um livro sem graça, onde eles se encontram, tudo se encaixa de primeira e volta ao normal.  É, novamente, um livro vida real, onde cada um tem sua cota de mágoas. Ambos estão perdidos e querem respostas. Ou pelo menos, um encerramento.

O único ponto que não gostei do livro foi a capa. Sou a favor de capas que seguem o mesmo padrão para histórias que se complementam.  Fora isso, o livro é incrível. Gayle consegue dar um final totalmente condizente com a história. Ela mostra como algumas fases de nossa vida precisam de um encerramento, para dar espaço a novas fases e recomeços. Recomendo muito
“E, de repente, é como se eu tivesse usado fones de ouvido a noite toda e eles tivessem caído, e tudo o que estava abafado agora está claro.” Página 193
 *Este livro foi cedido para resenha pela Editora Novo Conceito. 

11 comentários:

  1. aaaai esse livro, adorei a resenha!
    Cadê você pra me emprestar hein? haha
    Super concordo com a questão da capa, mas enfim, estou mega curiosa pela leitura *-*

    beijos,
    Guerra de Almofada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to aquii! haha Acho que logo vou conseguir ir te visitar! :D
      E você vai adoraaar a leitura!

      Beijo!

      Excluir
  2. se comparar com o anterior achei a trama bem mais amadurecida!
    acho que foi melhor explorada nesse livro a dor e a fragilidade da vida como um todo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Thaila! Achei os personagens bem mais maduros.

      Excluir
  3. Oi, Gabriela!
    Estava igual você: sem saber o que esperar porque tinha amado o primeiro.
    E eis que a Gayle Forman chega com um livro ainda melhor (ou tão bom quanto, ainda não resolvi, hehe).
    Achei incrível a sacada de ser narrado por Adam, mesmo que no início eu não quisesse que ele narasse, ainda mais o Adam tão colérico e agressivo.
    Mas é bom demais, né?
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Teca!
      Também gostei muito da sacada de colocar o Adam para narrar. O resultado ficou incrível!! :D

      Beijo!!

      Excluir
  4. Oie! Eu li recentemente Se Eu Ficar e confesso que não foi puro amor. Acho que criei muita expectativa e acabei me decepcionando um pouco! Mas, ainda assim comprei o Para Onde Ela Foi e estou esperando chegar, ainda bem que você disse que é melhor! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii é complicado criar muita expectativa para um livro, né? :/
      Tomara que você goste mais de Para onde ela foi. Depois que terminar a leitura me conta, ok?

      Beijo!

      Excluir
  5. Fico aliviada em saber que o final dessa estória foi bem construído e escrito <3 AMEI o primeiro livro também e tô super curiosa pra ler esse segundo ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu gostei MUITO Jeniffer. Para mim foi um final totalmente satisfatório :D
      Espero que você goste também!

      Beijo!

      Excluir
  6. Oii tudo bem?
    Agora sim quero ler esse livro haha, estive na dúvida, ouvi opiniões diferentes sobre a história, mas gostei do primeiro livro sim, mas o final da história nem me agradou muito, enfim, ficou ótima sua resenha e to apaixonada por essa capa!
    Fique com Deus! - Aguardo sua visita!!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir