INÍCIO SOBRE PARCEIROS RESENHAS ENTREVISTAS CONTATO

segunda-feira, 2 de março de 2015

A Escolhida


Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária. 
Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.

A Escolhida é o segundo volume de O Doador de Memórias. Mas, ao contrário do que possa parecer, não é a sequencia da história. Nesse livro somos apresentados a outro vilarejo, diferente de onde Jonas morava. Nessa comunidade as diferenças não são bem toleradas e as pessoas estão longe de conviver pacificamente. Apesar de existir cor e emoções, o vilarejo ainda está longe de ser uma sociedade ideal.

Kira acabou de se tornar uma órfã. Sua perna é deformada e foi apenas a influência de seu avô que a manteve viva quando ela nasceu. Agora, toda a sua família está morta e ela precisa se defender sozinha. Mal ela terminou de velar a mãe, já começaram as intrigas e Kira se vê sua vida ameaçada. Em pânico, ela consegue assustar as mulheres que a querem morta e as convence de levar o caso ao conselho dos guardiões. 

Para a sua surpresa, os conselheiros se mostram amigáveis e, ao invés de a mandarem para o campo, eles a instalam em um dos quartos do Edifício e dão a ela a importante função de restaurar a túnica do cantor. A túnica conta a história do mundo e faz com que Kira perceba que talvez o futuro esteja em suas mãos.
“Seu pedaço de pano especial estava ali, dobrado. Ele não lhe trouxe nenhum consolo. Enquanto a porta se fechava, acariciou o bordado, buscando seu conforto, mas ele parecia repelir o seu toque, quase como se quisesse alertá-la de algo.” Página 114
Em A Escolhida Lowry nos mostra uma sociedade mais parecida com a nossa. Existem as diferenças sociais, assim como os preconceitos e as discriminações. Uma pequena (pequena mesmo!) parcela da população tem acesso a um pouco de conforto e o Conselho dos Guardiões dita as regras. Se você não se encaixa, eles te eliminam. Simples assim. E o restante da população? Trabalha muito para receber migalhas e vive bisbilhotando a vida alheia. 

Confesso que me afeiçoei mais aos personagens dessa história do que aos do primeiro livro. Kira é uma garota forte e esperta. Apesar da sua condição física não ser das melhores, ela não deixa que isso a impeça de fazer o que deve ser feito. Matt é meu personagem preferido. O garoto vive no Brejo, é leal a Kira e faz as melhores observações do livro. Uma figura!  

Vale ressaltar que no finalzinho do livro a autora faz uma breve referência ao primeiro livro. Eu tenho uma teoria, mas acho que compartilhá-la aqui pode estragar a leitura de alguém. Se você já leu os dois livros e também tem uma teoria, me conta e a gente discute! 

Por fim, assim como o primeiro volume da série, A Escolhida é uma leitura rápida, que levanta grandes questionamentos. Lowry coloca em cheque a índole das pessoas e nos mostra que nem tudo é o que parece ser.
“– Nós esperamos muito tempo por você – respondeu Jamilson, encarando-a firme, como se a desafiasse a contrariá-lo.” Página 152
*Este livro foi uma cortesia da Editora Arqueiro.

12 comentários:

  1. Não sabia que tinha tipo uma 'sequência' de Doador de Memórias! Mas que bom que gostastes desse segundo livro. Ainda preciso ler o primeiro, porém confesso que não fiquei muito interessada pela história :X

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. AH, com certeza quero fazer um curso de Design Gráfico ou algo parecido <3

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que O Doador de memórias tinha um segundo volume. Vi o filme e achei meio fraco, daí acabei nem me interessando pelo livro. Mas esse segundo realmente parece mais interessante.
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem siim, Amanda! Se não me engano vai até o 4. E sério que o filme é fraco? Ainda não assisti! :/

      Excluir
  4. Gabi, eu jurava de pés juntos que a menina da capa seria aquela amiga do Jonas que eu esqueci o nome, haha.
    Ainda não li o primeiro, só vi o filme, mas tenho ele entre os meus livros "a ler".
    Bom saber que você se afeiçoou mais a esses personagens e que eles são ótimos, já sinto que vou amar a Kyra, hehe.
    Achei essa capa muito linda!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãao, essa é a Kira! haha
      Leia e depois vem me contar o que achou!
      Quanto a capa, eu não tinha achado nada de mais, maaaas, depois de ler, faz todo sentido! haha

      Beeijo!

      Excluir
  5. Gabi,
    Não li o primeiro livro ... esse livro me deixou bem curiosa. Adoro suas resenhas.
    Bjokas,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sheyla!
      Que bom que você gosta! :D

      Beijo!

      Excluir
  6. Gabi, achei bem interessante isso de o segundo livro tratar do mesmo universo mas não ser uma continuação do primeiro. Eu nunca li "O Doador de Memórias", mas por causa disso fiquei interessada em conhecer a série.
    Você achou que a autora (Lois é mulher, certo?) fez isso bem?

    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mona, quanto tempo!!!

      Então, bacana isso, né? Acho que são quatro livros ao todo e acredito que cada um se passa em um vilarejo diferente. Os livros dela são curtos, eu sempre acho que poderiam existir mais páginas, mas sim, ela conseguiu mostrar qual é a relação entre as duas histórias e ainda nos mostrar como cada sociedade lida com o passado de um jeito diferente, mas mesmo assim acaba chegando a resultados bem parecidos.

      Beijoo!

      Excluir
  7. Ai, eu queria ter essa habilidade de bordar lindamente! <3 <3 <3

    ResponderExcluir